A madeira de demolição

A madeira de demolição está ganhando muito espaço no mercado de decoração e surgem algumas perguntas do tipo “Mas o que é madeira de demolição?”, “Móvel de madeira de demolição é móvel usado?” ou “É móvel antigo?”.

A madeira de demolição vem da demolição de alguma construção, como casas, barracões, paióis, tulhas etc., as quais eram construídas com madeiras nobres como peroba-rosa, aroeira, angico, entre outras. Tais madeiras já não estão mais disponíveis na natureza e, dado o seu longo tempo de desenvolvimento, é inviável seu reflorestamento para uso comercial.

001

A madeira de demolição se tornou forma nobre de manifestação arquitetônica, seja na composição de interiores (móveis, painéis, etc.), seja no seu emprego em projetos de construção (portas, pisos, pergolados, etc.) e tem se tornado cada vez mais presente por sua beleza natural, sofisticação, personalidade, assim como por sua condição ecologicamente correta, uma vez que não é necessária a derrubada de uma única árvore em todo processo produtivo.

002

O principal diferencial da decoração com madeira de demolição é a sustentabilidade, já que as matérias-primas são reutilizadas para outros fins. Sem falar, logicamente, na robustez, resistência e durabilidade assegurada.

003

O estilo das peças gera a criação dos mais diversos tipos de objetos para decorar qualquer ambiente da casa desde lareiras, penteadeiras, armários, mesas de cabeceira, estantes, painéis e muito mais. De maneira geral, a decoração com madeira de demolição resgata o antigo.

004

A madeira de demolição pode ser apresentada em quatro tipos de acabamento: o rústico, que preserva as ranhuras da madeira; o semi-rústico, que passa por processo de diminuição de seus lanhos, mas sem os suprimir completamente; a lisa ou maquinada, que se apresenta sem ranhuras, mas que não deixa de apresentar suas charmosas nuances e pequenas imperfeições próprias da madeira; e ainda a madeira com resto de tinta (policromia), na qual se preserva a tinta original da construção demolida, sendo possível verificar uma variedade grande de cores em suas diversas camadas.

005

A decoração com madeira de demolição exige cuidado – A manutenção preventiva é essencial para evitar que o móvel se estrague e seja um foco de possíveis pragas, como os cupins, por exemplo. É importante que a madeira não fique exposta à luz do sol e luzes artificiais e deve-se fazer uma limpeza com pano liso e não úmido.

 

Fotos – http://www.thors-design.dk/

 

You may also like

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *